livechat96

livechat, crm online, pabx virtual

Assim sendo a primeira estratégia e principal estratégia para garantir a qualidade do seu Voip, é trabalhando com uma estrutura de internet de qualidade, e sempre que possível, manter uma estrutura interna que implemente alta disponibilidade por meio 2 ou mais links de internet.

Já é possível encontrar no mercado soluções compatíveis com faturamento de pequenos empresários, equipamentos que realizam balanceamento de carga, distribuindo sua internet entre 2 ou mais provedores/links, e mantendo sua estrutura funcional na queda de algum deles. Caso o investimento em um equipamento avançado para trabalhar com links não se justifique, tente trabalhar pelo menos com um segundo link de internet que será ativado manualmente caso o principal falhe, mesmo que este segundo link tenha uma qualidade e custo inferior.

Escolha o fornecedor “perfeito”.

As vezes o problema pode não estar internamente e sim com seu provedor Voip ou fornecedor de pabx ip em nuvem. Como em qualquer outro serviço, é preciso ter cuidado e atenção ao escolher seus fornecedores, afinal provavelmente no seu negócio a telefonia é dos pilares mais fundamentais.

Não é que alguma operadora ou fornecedora de Voip esteja isenta de qualquer falha ( como já falamos é impossível imaginar que vai ter 100% de disponibilidade em qualquer serviço ou recurso que te forneçam). Mas é preciso sempre se atentar na hora de contratar qualquer um destes serviços, faça perguntas simples ao seu fornecedor antes de fechar um negócio. Exemplos: Como é a estrutura que fornece os serviços? Que tipo de redundância possuem? Qual tempo de resposta em caso de falho?

Além disso, sempre pesquise o histórico da empresa na internet, uma pesquisa simples no Google utilizando os termos, “nome da empresa” em conjunto com “reclamação” lhe dá uma lista fácil dos sites que possuem reclamações da empresa. Você vai encontrar fornecedores dos mais diversos preços, qualidade e índole. Tome sempre cuidado com preços que fogem completamente do que o mercado pratica.

Realizar uma escolha precisa, embasada em uma análise criteriosa dos seus fornecedores de soluções tecnológicas e voip é a segunda das principais estratégias para garantir o nosso objetivo de qualidade.


Que tipo de serviço contrato para obter uma boa qualidade?

Bom, você tomou todos os cuidados citados até agora, já possui uma estrutura interna com redundância total e achou o seu fornecedor de soluções Voip, mas é preciso entender um pouco mais quais serviços são comumente oferecidos e as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Primeiramente devemos entender que no Voip a sua linha pode trafegar as ligações de saída por uma tecnologia e um canal totalmente independente das ligações de entrada, então é possível por exemplo trabalhar com um serviço de alta disponibilidade e qualidade para receber ligações mas fazer ligações em uma rota propositalmente oferecida com qualidade e custo inferior. Não é à toa que com muita frequência ligações que você recebeu de um telemarketing apresentaram coisas como ruído na ligação, binagem de um número privado ou de um estado aleatório. Por mais que problemas em ligações podem afetar substancialmente uma empresa, em nichos específicos, empresas onde é consumido um grande volume de ligações, pagar alguns centavos a menos em uma rota GSM, pode representar a economia de milhares de reais.

No que diz respeito a realização de ligações os tipos de rotas são divididos em, GSM, CLI e TDM: