voip99

pabx ip, voip, crm online

Como obter a redução de custo do Voip ou PABX IP mantendo a estabilidade e qualidade.
Como qualquer outro serviço ou produto baseado em tecnologia não seria correto afirmar que um serviço está 100% isento de falhas, podemos notar isso claramente ao observar a descrição do cálculo mais difundido e aceito para disponibilidade:

“Disponibilidade = MTBF / (MTBF + MTTR)

Onde, MTBF - Mean Time Between Failures - (tempo médio entre falhas) e o MTTR - Mean Time To Repair - (tempo médio de recuperação), que é o espaço de tempo (médio) que decorre entre a ocorrência da falha e a total recuperação do sistema ao seu estado operacional. A disponibilidade de um sistema pode ser calculada pela fórmula:”

É sempre possível e aconselhável adotar medidas para aumentar esta disponibilidade para algo mais próximo de disponibilidade total caso rode serviços tecnológicos e talvez ainda mais importante para quem usa voip ou alguma central IP em sua estrutura local e tem na telefonia um dos seus principais meios de contato com cliente.

O primeiro passo para garantir uma alta disponibilidade é preciso determinar os pontos críticos ou pontos de falha (conhecidos também como SPOF) que poderiam acarretar em uma indisponibilidade de um serviço, recurso ou sistema. Por exemplo, para garantir que serviços não sejam interrompidos grandes datacenters trabalham sempre com roteadores sobressalentes, que possuem a capacidade de detectar uma falha e assim realizar ativação do equipamento reserva automaticamente. Neste cenário, o único prejuízo provável seria alguns segundos de uma pequena instabilidade.

Já passei por este mesmo cenário diversas vezes em pequenas e médias empresas, onde um pequeno percentual de empresários e gestores de TI até se preparam com equipamentos sobressalentes (mas estes normalmente não tão adequados para trabalhar em um esquema de alta disponibilidade automatizado), e pior um outro percentual deixa pra comprar o equipamento quando precisa. E quando algum roteador ou switch da rede para de funcionar sempre são algumas horas, ou em alguns casos até mesmo dias para voltar a operar.

Falando mais especificamente de como obter alta disponibilidade utilizando Voip ou um central PABX IP que faz uso da tecnologia. O primeiro e principal possível ponto de falha é a internet por onde o Voip será trafegado, não é exagero falar que a grande maioria dos contratos de internet que estão em execução no Brasil não entreguem a qualidade e estabilidade que deveriam entregar para o cliente. É preciso se atentar a disponibilidade deste tipo de rota. Muitas operadoras também oferecem dentro da rota GSM níveis de serviços diferenciados com qualidade e custo distintos.
Benefícios: Baixo custo. Qualidade de voz normal (equivalente a celular)
Desafios: Sem bina ou bina números aleatórios; Alta disponibilidade depende do nível de serviço do seu contrato;

CLI: Esta rota faz a terminação por meio de contratos com as grandes operadoras. Possui qualidade e disponibilidade acima da rota GSM e equiparável a TDM. Geralmente está rota oferece controle sobre o número que será binado para quem recebe sua ligação, o que é chamado de “CLI aberto”.
Benefícios: Possibilidade de bina. Ótima qualidade de voz.
Desafios: Custo elevado (se comparado a GSM)

TDM: Esta rota também faz a terminação por meio de contratos com as grandes operadoras. Possui qualidade e disponibilidade acima da rota GSM e equiparável a CLI. Contudo este tipo de terminação bina um número fixo pré-determinado, o que muitas vezes te impede de binar o número desejado.
Benefícios: Ótima qualidade de voz e estabilidade.
Desafios: Custo elevado (se comparado a GSM)