pabx-ip65

pabx ip, livechat, voip

O primeiro e principal possível ponto de falha é a internet por onde o Voip será trafegado, não é exagero falar que a grande maioria dos contratos de internet que estão em execução no Brasil não entreguem a qualidade e estabilidade que deveriam entregar para o cliente. E estas instabilidades em sua conexão podem te trazer problemas durante suas ligações (assim como na operação de qualquer serviço online)

A boa notícia que é que a Anatel está a cada ano apertando o cerco com as operadoras e exigindo maiores níveis de qualidade e disponibilidade. Então caso você seja um dos premiados com uma internet terrivelmente instável, não deixe de reclamar com sua operadora e verifique seus direitos em seu contrato de prestação de serviços, normalmente com alguns testes é possível determinar a causa do problema e sana-lo.

Outro aspecto a observar, procure contratar um link que ofereça 100% do que está sendo contratado, normalmente este tipo de link possui um custo bem superior aos convencionais, e é oferecido somente para empresas.
Procure conhecer um pouco mais sobre cada uma destas tecnologias e como seu fornecedor faz a entrega delas. É importante conhecer as diferenças entre cada tipo de rota para tomar a decisão correta e conseguir aliar a tão sonhada redução de custo com telefonia com uma qualidade de serviço compatível com seu negócio.

Como funciona o Voip?

Antes de falar sobre os desafios técnicos que você pode enfrentar na implantação ou uso da tecnologia voip (voz sobre ip) em sua empresa, é importante abordamos alguns termos técnicos que são a base para o funcionamento destas tecnologias mais populares envolvidas no funcionamento de uma solução Voip em seu ambiente de trabalho.

Vamos começar pelo SIP, o protocolo mais difundido atualmente no mundo voip para conversar via áudio, vídeo e SMS. Imagine o SIP como basicamente um conjunto de regras que ajudar a orquestrar todo processo de uma ligação, intermediando a troca de informações entre os participantes de uma conversa.

Como citei em outro artigo, apesar de amplamente difundido e estabilizado no mercado o SIP pode ter um certo grau de complexidade em sua implantação.

O SIP por si só precisa de outras tecnologias e mecanismos para exercer seu trabalho, a principal delas é o codec, imagine o codec como um “idioma”, cada codec é usado para transformar os sinais de áudio e vídeo em dados para serem transmitidos pela internet, e como um idioma é preciso que os 2 lados o domine para que aja comunicação. O codec também é determinante na qualidade da ligação, é possível optar por codec onde você perde um pouco na qualidade mas consome menos internet, ou um codec com qualidade de áudio em HD e alto consumo de banda.

Para que o voip funcione é preciso um dispositivo ou aplicativo compatível com padrão que vai utilizar, a maioria destes meios oferecem suporte ao padrão SIP. No caso dos aplicativos para uso de Voip, também chamados de softphone, é possível encontrar aplicativos bem maduros para as principais plataformas e sem custo, normalmente a desenvolvedora oferecer uma versão grátis e uma versão pagas com alguns recursos e mais e um codec para trafegar voz que consome menos internet (G729). O mesmo vale para smartphone e tablets é possível encontrar boas opções grátis e pagas.