caio Fabio D'araújo, Será Que Ele Caiu Da Graça?


Em e-mail para Caio Fábio, Padre Fábio de Melo falou sobre a manipulação da igreja tentando lhe calar de ensinar que ele entende ser correto. A esperança é que se Deus pode dar ao irmão pastor Caio Fabio, então ele poderá, quem sabe nos usar também, um dia. A segunda coisa é justamente uma faceta da pessoa Caio Fabio, na qual ele mete pau em todo mundo e até se dá ao luxo de ir num meio de comunicação internacional, que é a Internet e soltar um ou dois palavrões de vez em quando. A principio a gente fica fascinado pelo pregador Caio Fabio, onde period mais novo e usava ainda terno e gravata e pregava a Cristo como ninguém. Queria ver no irmão Caio de outrora as tremendas pregações que poderia ele gerar agora, mas que vemos é algo assustador.

Eu não misturo, aquele cara que ensinou sobre Reino de Deus no web site do Caio Fabio, que usava paletó e gravata e pregava Jesus, era outro, não é esse ai. Esse cara ai, velho, é um impostor. Pelo que vejo, só posso imaginar seguinte: pastor Caio Fabio caiu da fé e não consegue se levantar e falar mal dos outros só piora a situação, não com os poderes terrenos, ou os homens e mulheres que ele fala mal, mas com Deus do Céu, Criador, que vê os intentos do coração. De qualquer maneira, um dia saberemos se que fazemos vem da parte de Deus ou não. Disciplinado pela igreja e afastado de suas atividades pastorais, Caio Fábio foi perdendo seu brilho”, até praticamente se apagar.

Só pra relembrar, Caio Fábio foi pastor evangélico nos anos noventa, ministrando na igreja Presbiteriana, até dia em que caiu em desgraça”, ao macular seu leito matrimonial num escândalo sexual com sua secretária de ministério. Desde então, essa figura tétrica, está caricatura de Inri Cristo”, vem sobrevivendo na vida pública aos lampejos. Alguém disse, certa vez, que Caio é semelhante a uma velinha de bolo de aniversário”, que quando você assopra e pensa que ela se apagou, instantes depois, lá está ela novamente acesa.

Somente os cegos não vêem, mas as mensagens de Caio embora aparentemente se baseiam num texto bíblico, estão sempre recheadas de filosofias e ciências humanistas. Há uma terrível inversão metodológica: em vez de transformar a cultura humana partindo da teologia caio fabio bíblica, Caio faz exatamente contrário, quer transformar a teologia bíblica partindo do contexto cultural - filosófico - científico do momento. Mauro e Emanuel, eu penso exatamente como vocês, não tem nada de heresia nas sábias palavras do Caio.

Saibam de uma coisa: Quem quiser contextualizar a Bíblia ao contexto imediato em que está vivendo (e sempre foi isso que Caio fez) vai ter que abandonar a interpretação literal das Escrituras que tem princípios claros e literais mandando não se conformar ao contexto deste mundo (Rom 12:1). Me ajude, com todo respeito ao comentários contrários, mas Caio não desmereceu a palavra, pelo contrário, exaltou Jesus com a Palavra de Deus, Logos, ora assim não testifica em toda a escritura acerca do Filho de Deus.