Orçamento Financeiro Inteligente

Orçamento Financeiro Inteligente

O ano de 2017 já entrou e com ele trouxe vários compromissos anuais como, IPTU, IPVA, DPVAT, mensalidade escolar, plano de saúde, entre outros compromissos que devem ser quitados para não dar dor de cabeça com juros posteriores.

Irei apresentar duas dicas para ajudar na organização do seu orçamento financeiro.

Dica 1: Faça uma planilha de gastos no computador ou se você não é familiarizado com tecnologia, faça a planilha em um caderno mesmo, mas que esse caderno seja exclusivamente para isso, como um Livro Caixa.

Anote nele tudo, gastos com habitação, IPVA, IPTU, DPVAT, escola do filho, supermercado, transporte, saúde, lazer. Assim você estará projetando seus gastos para o mês seguinte e terá uma noção de que se o dinheiro que estará entrando vai ser suficiente para fechar as contas no fim do mês ou não.

 

Dica 2: ao receber seu salário separe o dinheiro em envelopes e coloque nome, como escola, farmácia, internet, IPTU, transporte...

Assim você estará organizando seu orçamento em envelopes para saber se sobra ou não, trazendo disciplina para a sua vida.

Quando seu cérebro visualiza que o dinheiro de determinado envelope como o envelope do cartão de crédito que você separou está acabando você percebe que é hora de parar de comprar a prazo e diminuir o consumo com coisas desnecessárias e comprar a vista quando algo realmente for necessário.